Total de visualizações de página

Projeto Viva o Clube!

O Clube Recreativo “Bernardes Junior” (cujo patrono é o eminente Dr. Francisco de Paula Bernardes Junior, desembargador homenageado) é o mais antigo clube social da cidade de São Miguel Arcanjo e, tradicionalmente, tem sido o palco dos principais eventos recrativo-sócio-culturais do município.
Foi fundado por beneméritos cidadãos sãomiguelenses no ano de 1.923 e, desde então, suas determinações estatutárias são cumpridas, destacadamente aquelas que rezam sua finalidade, conforme a integra documental: “... Tem por fim proporcionar aos seus associados às diversões seguintes: 1º. Sessões cívicas e literárias, conferências, dissertações ou discursos...; 2º. Espetáculos teatrais...; 3º. Bailes Oficiais da sociedade, saraus-dançantes, musicais e artísticos; 4º. Sessões de cinema educativo; 5º. Jogos recreativos; 6º. Leitura de livros, revistas e jornais.”
Funcionando em ampla sede própria, devidamente legalizada e desvinculada de quaisquer ônus, com plena regularização sócio fisco fazendária de sua razão social, tem sido referência do município.
Dentre as ações sócio culturais que realiza destacam-se, pela importância e abrangência, a apresentação de Oficinas Culturais, o Projeto Capoeira Grupo Cordão de Ouro, o Coral da Amizade, e, destacadamente, o Projeto Guri, transcorrendo os respectivos estudos, ensaios e apresentações nas dependência dos Clube.
O Projeto Guri, uma parceria Município/Clube/Governo do Estado, é uma ação cultural de relevante importância que acontece nas dependências do Clube, sendo utilizadas 4 salas e o seu palco principal, para realização das oficinas de cavaco, de percussão, de violão e de canto coral.
Tal Projeto constitui-se numa ação cultural voltada para a juventude, pois assiste 150 jovens, durante todo o ano, dando-lhes uma formação pré profissional artístico musical.
Visto a reedição do Projeto, com uma turma já formada, o Clube tem a satisfação de ver seus ex-alunos atuando profissionalmente em instituições de renome, como o tradicional Conservatório Dramático Musical “Dr. Carlos de Campos” em Tatuí.
O Ponto de Cultura "Viva o Clube!" é sede do projeto Capital Juvenil, que busca a inclusão do adolescente e do jovem em nossa sociedade através de discussões, atividades e da cultura do hip-hop.
Além de tais ações sócio-culturais que realiza ao longo do ano, com gestão diferenciada, atualmente, o Clube também realiza parcerias com agentes recreativo e culturais da cidade, sem prejuízo de sua história, tradição e propósitos, merecendo destaque, entre outros, os eventos em parcerias já consagrados: Prêmio “Lollo Terra de MPB”, Feira Municipal do Livro, Rock’n Prol, Mostra Cultura de Inverno, Teatro Amador e Bailes Temáticos.
O grande destaque do Clube é a apresentação anual do Prêmio “Lollo Terra de MPB”, em sua 7ª. edição, evento já consagrado e que promove a arte, a musica e o talento amadores, com grande abrangência, divulgando o Município e projetando seus participantes no meio artístico musical.
Tal evento perpetua a memória do músico e compositor Lollo Terra, que teve toda uma história ligada ao Município e ao Clube, fato que também engrandece o evento, tornando-o uma realização de grande expectativa.
Como todo clube recreativo, e mais ainda por ser o centro de convergência da sociedade são-miguelense, a Entidade também realiza com freqüência suas festas noturnas, sendo uma referência muito forte, principalmente para os jovens, suas concorridas “baladas”.
Em seus 86 anos de existência o Clube concorre para o entretenimento e formação dos jovens são-miguelenses, em sua 4ª geração, sendo o prédio de sua sede a memória de fatos históricos.